<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

segunda-feira, outubro 18, 2004

Hamburg 



Com 1,7 milhões de habitantes, a cidade Hamburg é a segunda maior cidade da Alemanha e um dos 16 estados federais que formam a República Federal da Alemanha. Na sua área metropolitana habitam cerca de 4 milhões de pessoas, transformando Hamburg no maior centro cultural e económico do norte da Alemanha.

Com 755 quilómetros quadrados, a área urbana é sete vezes maior do que Paris e duas vezes e meia maior do que Londres. Com 30 metros quadrados de superfície habitável por pessoa, Hamburg tem em média a maior superfície habitável de todas as grandes cidades do mundo. Só 14% da área urbana são ocupados por zonas verdes e áreas de descanso. Situado nas margens do rio Elba e do seu afluente Alster Hamburg tem na sua totalidade 2302 pontes, mais do que Veneza e Amsterdão juntas, possuindo ainda o maior porto fluvial da Europa e o segundo maior a nível geral (apenas ultrapassado pelo porto de Roterdão).



Num ambiente puramente multi cultural, Hamburg é uma cidade onde se encontra povos e culturas de todo o mundo, o que faz desta cidade um local praticamente único. Também os portugueses fazem parte desta mescla de gente sendo que vivem cerca de 10 000 na cidade hanseática. Por isso é que na margem do porto cada segundo restaurante é português. Esta presença portuguesa já data do séc XVI, altura em que os judeus portugueses fugiram à inquisição e se instalaram nas margens do Elba.



Por ter vivido aqui muitos dias e noites, custa-me olhar para Hamburg como um turista. Conheço as suas ruas e ruelas quase como a minha mão. Os inúmeros cafés, bares e pontos culturais são sobretudo lugares para se reencontrar amigos com um café ou uma cerveja à frente. Fiz aqui muitos amigos de todos os cantos do globo. Aqui sentia-me um verdadeiro cidadão do mundo... até porque é esse o espírito de Hamburg.



Mas para quem por lá desembarca pela primeira vez é inevitável um passeio pelas margens do Elba e do Alster e fazer um circuito de barco pelos inúmeros canais que serpenteiam toda a cidade. As igrejas, de estilo gótico, merecem uma visita, assim como a grandiosa Rathaus. Para a noite, nada como ir a St. Pauli, ponto alto da noite hamburguesa. Aqui podem encontrar de tudo, de teatros a cabarés, de restaurantes típicos alemães ao mais exótico que possam imaginar (dos 4000 restaurantes existentes, 2400 oferecem cozinha estrangeira).

Como diz o spot publicitário do turismo de Hamburg: “Eles estão convencidos de que vivem numa das cidades mais bonitas do mundo. Se é verdade ou não, isso é o que os visitantes terão que descobrir.”

Uma nota final apenas para vos apresentar um VagaMundo de Profissão, que tive o prazer de conhecer graças à sua visita a este espaço. Boa viagem companheiro!

A. Narciso @ segunda-feira, outubro 18, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer